Como escolher a melhor máquina de estamparia para o seu negócio?

A máquina de estamparia é o principal elemento para quem deseja investir no negócio de personalização de produtos estampados. Sendo assim, é preciso aprender a avaliar alguns pontos antes de adquirir um equipamento como esse.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas especiais para que você saiba exatamente como escolher a máquina de estamparia ideal para o seu negócio. Acompanhe!

O que é uma máquina de estamparia?

A máquina de estamparia é uma ferramenta que transfere uma estampa em um objeto, podendo ser em camisas (mais comum), canecas, bonés, chinelos, entre outros objetos por meio de calor, temperatura e pressão.

Com esse equipamento, é possível produzir poucas unidades ou até em grandes escalas, que podem variar entre diversas estampas de pequenas imagens ou grandes fotografias.

Portanto, antes de adquirir uma máquina de estamparia, é necessário saber o tipo de material e o tamanho e a quantidade de trabalho que você pretende atender com o seu negócio. Com essas informações em mente, vamos passar para a próxima etapa — a escolha do equipamento ideal para o seu empreendimento.

O que avaliar antes de comprar uma máquina de estamparia?

Produto a ser estampado

Antes de escolher o modelo da máquina de estampar, é importante definir ou, pelo menos, ter uma ideia de quais os produtos que você pretende estampar, principalmente no que se refere ao tamanho desses itens. Isso porque existem áreas de trabalho diferentes e usos distintos para cada prensa térmica.

Por exemplo, caso você esteja pensando em trabalhar com produtos menores, uma máquina com área de 25 cm x 35 cm pode ser suficiente, mas se quiser estampar camisetas de tamanho GG, por exemplo, é importante escolher uma máquina que tenha, pelo menos, 40 cm x 50 cm de área de trabalho.

Uma intermediária, de 35 cm x 35 cm, também pode ser uma boa pedida caso você pretenda atender uma demanda de camisetas até o tamanho G e produtos menores, como capas de celular, azulejo, ecobags etc.

Distribuição de calor

A distribuição de calor é algo que deve ser avaliado com cuidado na hora de escolher uma máquina de estamparia de boa qualidade. O equipamento deve ter placa de alumínio naval teflonada para garantir a distribuição do calor de forma igualitária e uma vida útil mais longa.

Demonstração visual da temperatura

A questão do calor é algo que deve ser considerado quando você for adquirir um equipamento, portanto, além da correta distribuição desse elemento, como explicamos, é preciso que a máquina tenha um visor ou um display digital que indique a temperatura real. Dessa forma, você evita possíveis superaquecimentos que podem danificar o seu aparelho e o produto estampado.

Fácil operação e manutenção do equipamento

Além das questões operacionais envolvendo o calor e o controle de pressão do equipamento, também é muito importante analisar se a máquina de estamparia é fácil de operar, bem como se a manutenção e a limpeza podem ser feitas de forma descomplicada.

Esses pontos são importantes, pois você não vai querer adquirir um equipamento que seja extremamente complicado de operar, no qual seja difícil realizar manutenções preventivas ou que, por ser importado, não tenha peças de reposição.

O que avaliar na empresa que vende o equipamento?

Além de verificar as especificações do produto em si, é necessário avaliar o perfil da empresa que o está comercializando. Portanto, confira algumas dicas valiosas que você precisa seguir antes de escolher o seu fornecedor. Continue lendo!

Verifique a confiabilidade da empresa

Inicialmente, você pode avaliar o know-how da empresa, verificando se ela comercializa outros produtos e equipamentos necessários aos serviços de estamparia, se oferece suporte técnico especializado, quanto tempo essa empresa tem no mercado, se tem um endereço físico e, principalmente, a qualidade do atendimento realizado.

Observe a garantia oferecida pelo fornecedor

A garantia também é outro ponto importante. Por lei, todo produto comprado em território nacional deve ter uma garantia de, no mínimo, 90 dias após o recebimento, no entanto, alguns fornecedores oferecem um período maior.

Portanto, esse pode ser um fator determinante para que você selecione o melhor equipamento para o seu negócio de estamparia. No entanto, esteja atento: algumas empresas podem oferecer até 10 anos de garantia, mas não dão cobertura para avarias em partes essenciais do equipamento, limitando-se à carcaça. Ou seja, a garantia é ilusória.

Seguindo essas dicas, você tem uma grande chance de adquirir uma máquina de estamparia que atenderá às necessidades do seu empreendimento, fazendo com que ele cresça e desenvolva-se ao longo do tempo.

Gostou do artigo de hoje? Então confira agora alguns dos nossos modelos de máquinas de estampar.