SAIBA COMO VENDER SALGADOS E TER LUCROS!

Como está sua vida financeira? Muitas pessoas não conseguem responder essa pergunta e, se você é uma delas, fique tranquilo! Para respondê-la, precisamos entender que a vida financeira é composta por segurança, independência e liberdade.

A segurança financeira é a principal, pois é responsável por garantir sua moradia, alimentação, educação, transporte e saúde.

É comum considerar que ganhar mais oferece uma segurança maior nas finanças. Entretanto, isso é relativo. Se você sempre gasta mais do que ganha, dificilmente alcançará um patamar seguro para garantir as necessidades básicas da vida. Por isso, é importante mudar alguns hábitos para conquistar a desejada segurança financeira.

Continue a leitura e saiba como conquistar a sua.

Tenha um plano de qualidade de vida

É muito importante que você tenha metas e objetivos, pois eles lhe ajudam a saber o caminho que precisa ser percorrido. Crie um plano de qualidade de vida, ou seja, estabeleça o padrão que deseja alcançar. Essa será a base para que você enxergue o próprio dinheiro com a importância necessária.

Estipule todas as condições necessárias para ser feliz. Coloque na sua lista os elementos como alimentação, estudos, moradia, transporte, saúde, viagens e outros.

Observe como você gasta o seu dinheiro

Depois que você entendeu o patamar que deseja alcançar, é preciso observar como o seu dinheiro é gasto. A melhor forma de fazer isso é anotar todos os gastos em uma planilha, aplicativo ou lista. Existem até livros que fazem esse controle, como o método japonês Kakebo. Anote absolutamente tudo, tá?

No fim de cada mês, será possível olhar os seus gastos e separá-los por áreas. É aí que você vai identificar como gasta o seu dinheiro.


Aprenda controlar os gastos e poupar

A etapa anterior também contribui com o controle das finanças. Quando você tem tudo anotado, percebe como alguns gastos são desnecessários e ocorrem por impulso. Você precisava mesmo comprar roupas novas? Gastar com alimentos prontos é mais vantajoso do que cozinhar?

Essa compreensão da forma como você lida com o dinheiro o faz enxergar que alguns setores da sua vida podem receber menos atenção.

Elimine e evite as dívidas

Ah, as dívidas! Determinadas compras, principalmente as de alto valor, são tão tentadoras, né? Se dá para parcelar, melhor ainda! E, desse modo, você se ilude com o limite do cartão de crédito e se descontrola financeiramente.

Sempre que possível, pague as coisas à vista. Quando precisar parcelar, economize o valor das parcelas para não acumular dívidas.

O não pagamento das dívidas gera juros e coloca o seu nome nos órgãos que protegem o crédito. Se você tem alguma, entre em contato com o credor e negocie imediatamente.

Invista no seu futuro para conquistar a segurança financeira

A segurança financeira deve ser pensada a longo prazo. Por isso, é importante que você invista no futuro para garantir a sua. O dinheiro que é poupado hoje pode ser investido para que você empreenda, realize o sonho de ser o próprio chefe e deixe um legado para a sua família. Muitos dos homens mais ricos do país começaram assim.

Como seres humanos, desejamos sempre mais. Sendo assim, prepare-se para investir em si e crescer profissionalmente. Ter um negócio próprio pode ser a estabilidade que você precisa, basta aprender a controlar as finanças e planejar os próximos passos.

O modo como você lida com a segurança financeira reflete diretamente na qualidade de vida dos seus familiares.

Gostou das dicas deste artigo? Compartilhe-as nas suas redes sociais e marque os seus amigos e familiares que têm um espírito empreendedor.