Como calcular o CAC da sua loja de camisetas personalizadas?

Acompanhar regularmente as métricas do seu negócio é importantíssimo para definir o sucesso das suas estratégias. O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica essencial para as empresas de camisas personalizadas.

Mas o que é CAC? Afinal, ele indica o tamanho do esforço financeiro que você tem de fazer para trazer um novo cliente para a sua empresa. Desse modo, ele diz sobre a eficiência atual das suas estratégias de marketing e publicidade.

Quanto maior o CAC, menor será seu lucro. Por isso, deve-se buscar otimizá-lo ao máximo, reduzindo seu valor ao mesmo tempo em que isso não prejudique a atração de clientes. 

O que é CAC?

O Custo de Aquisição de Clientes tem uma definição muito simples: é o investimento médio gasto diretamente com a conquista de novos clientes. Ou seja, esforços em infraestrutura, apesar de indiretamente terem impacto na atração de novos clientes, não são considerados no cálculo.

Agora, imagine a seguinte situação: você investiu em qualificação para todos os funcionários na sua fábrica de camisetas personalizadas. Quais deles serão considerados no cálculo do CAC? Somente aqueles que forem direcionados às equipes de vendas e de marketing.

Além disso, o CAC deverá refletir todo o seu trabalho ao longo do funil de vendas, desde a atração de prospects, a nutrição de leads e o fechamento da compra. Ou seja, não é somente o esforço imediato em trazer novos clientes, mas todo aquele que garante que a compra seja efetivada.

Como o CAC é importantíssimo para diagnosticar as estratégias de marketing e vendas da empresa, os dados para seu cálculo devem ser os mais realistas e fidedignos quanto possível. Então, deve-se buscar uma avaliação ampla e transparante, que pode incluir:

  • salários dos membros da equipe de marketing e de vendas;
  • treinamento dos colaboradores, assinatura de softwares e aquisição de ferramentas desses setores;
  • compra de anúncios;
  • participação em eventos voltados para a divulgação da empresa;
  • assessoria de imprensa;
  • materiais impressos;
  • contatos telefônicos;
  • viagens etc. 

Como calcular o CAC?

Depois de você orçar todas as despesas que você teve nos itens anteriores, você poderá empregar a seguinte fórmula:

CAC = (investimento no Marketing + investimento nas Vendas) / Número de novos clientes

Resumindo, serão cinco os passos para calcular e analisar o CAC de forma eficaz:

  1. estipular o período de análise;
  2. identificar todas as despesas com marketing e vendas no período;
  3. estimar o número de clientes novos adquiridos no mesmo período;
  4. somar todas as despesas pelo número de clientes conquistados;
  5. analisar o CAC diante de outras métricas da empresa, como Ticket Médio, ROI, Lifetime Value etc. 

Como otimizar o CAC da sua empresa?

A melhor forma de otimizar o custo de aquisição de clientes é aumentando a eficiência das suas ações de marketing e vendas. Para isso, você deve investir em estratégias mais econômicas, porém mais eficazes na atração de clientes.

Uma delas é o marketing de conteúdo, que busca melhorar a colocação do website da sua empresa nas buscas do Google. Além disso, é interessante investir em serviços terceirizados especializados de marketing em vez de manter equipes internas, pois são mais caras de se manter. 

Entendeu o que é CAC? Agora que você sabe como calcular essa métrica essencial, não deixe de medi-la em sua empresa. Desse modo, você poderá otimizar constantemente a eficiência dos seus investimentos com o marketing e as vendas. Isso aumentará o seu lucro e também o número de clientes conquistados por seu negócio. 

Quer entender melhor quais estratégias podem otimizar a conquista de novos clientes? Então não deixe de ler nosso post “Confira 5 dicas de como conquistar um cliente“!