Afinal, como ser um empreendedor de sucesso?

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Várias delas já têm uma ideia sobre onde pretendem investir, mas ainda não sabem como ser um empreendedor de sucesso em meio a tantos no mercado.

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae mostrou que 36% da população brasileira com idade entre 18 e 64 anos possui a sua própria empresa.

Se você pretende empreender e quer se destacar em meio a toda essa gente, preparamos este post para mostrar o que é essencial para abrir o seu negócio e ser bem-sucedido nele. Confira!

Características de um empreendedor de sucesso

O primeiro passo é conhecer as características indispensáveis de um empreendedor de sucesso. A seguir, vamos destacar as principais para você identificar em quais você já é muito bom e em quais você precisará se aprimorar. Vamos a elas?

Não ter medo de assumir riscos

Empreender é arriscar! Ninguém consegue ter sucesso na vida se permanecer sempre em sua zona de conforto.

Conheça bem as suas capacidades e acredite nelas. Os riscos sempre surgirão e você precisará de coragem para tomar algumas decisões difíceis.

Planejar desde o princípio

O planejamento é a base de um bom negócio. Uma empresa que se planeja tem mais chances de alcançar seus objetivos e não sofrer tantos impactos com as oscilações do mercado.

Além disso, sem um bom planejamento é praticamente impossível expandir os negócios e aumentar a rentabilidade do empreendimento. Ele ajuda a reduzir os custos e maximizar os lucros, promovendo um crescimento saudável e sustentável para o negócio.

Persistir em seus objetivos

Nunca desista no primeiro obstáculo. Prepare-se para passar por vários até que a empresa se estabeleça por completo. Tenha determinação e acredite na capacidade sua e da sua equipe em atingir as metas estabelecidas.

Seu objetivo é montar uma empresa de estamparia? Estude sobre o assunto, escolha uma técnica ⎯ como a sublimação, por exemplo ⎯ e leve as informações para a equipe. Esse tipo de atitude garante a motivação do time e o sucesso da empresa.

Saber liderar pessoas

Uma empresa é feita de pessoas e elas precisam ser guiadas pelo caminho que leva ao sucesso. Principalmente no início, quando são poucos colaboradores, é preciso saber conversar, resolver os problemas pacificamente, fazer as devidas cobranças de forma correta e imparcial e saber gerenciar conflitos.

Como ser um empreendedor de sucesso

Além das características que definem o perfil de um bom empreendedor, para ter sucesso é preciso saber administrar o negócio. Comece aos poucos, como diz o ditado: “Roma não foi construída em um dia”.

O ideal é fazer pequenos investimentos e definir as metas de crescimento no planejamento estratégico da empresa. Então, basta trabalhar ⎯ e muito ⎯ para colocar o planejamento em prática.

É importante ressaltar que toda empresa precisa de um setor administrativo-financeiro. Mesmo que esse setor se resuma a você. Se você não tem muitas habilidades com essa parte, a sugestão é que estude bastante sobre o assunto. Mesmo que você contrate uma pessoa para ficar responsável por essas atividades, é importante que você conheça ao menos o básico.

Agora que você já sabe como ser um empreendedor de sucesso, que tal conhecer a história de alguém que resolveu montar seu próprio negócio e, com apenas R$300,00 de investimento inicial, conseguiu alcançar seus objetivos? Inspire-se com a história de sucesso do Marcelo Ostia.