5 motivos de por que empreender e investir no seu sonho

Muitos brasileiros trabalham como funcionários há alguns anos, mas, no fundo, sempre almejaram ter o próprio negócio. Apesar da vontade, todas as vezes em que a hipótese é lançada surgem dúvidas, por isso, a busca do por que empreender é constante. 

Se esse é o seu caso e você quer descobrir as razões para ter o próprio negócio, continue a leitura do post. Separamos 5 bons motivos para empreender! 

1. Conquistar independência financeira

É um dos principais motivos que fazem as pessoas largarem tudo para investir no sonho de empreender. Quando alguém conta com um salário fixo, mesmo que seja uma quantia boa, não há a possibilidade de “pensar mais alto”. 

A independência financeira, apesar de demorar um período para acontecer no empreendedorismo, permite que não se tenha um limite estabelecido de ganhos, como acontece em um emprego formal. 

2. Contar com segurança profissional

A segurança profissional é outra questão que costuma incomodar aqueles que trabalham para terceiros. O funcionário nunca sabe quando a empresa vai deixar de solicitar seus serviços, ou se surgirá alguma crise que demande a remodelação do quadro de colaboradores.

Essa incerteza tem como resultado a insegurança. Devido a isso, grandes passos na vida pessoal demoram a acontecer ou são deixados de lado pelo medo de perder o emprego a qualquer momento. 

No empreendedorismo, apesar de ter que lidar com a incerteza do mercado, a autoridade no negócio permite que o empreendedor crie estratégias para superar os momentos difíceis sem afetar a vida pessoal. 

3. Ter flexibilidade de horários

Normalmente, um emprego fixo consiste em uma carga de trabalho de segunda a sexta, com sábados por escala. O horário também é definido previamente, o que impede que o funcionário possa ter uma flexibilidade para realizar a sua função.

A flexibilidade de horário — tão sonhada por muitas pessoas e possível para os donos de empresas — não significa trabalhar menos, e sim poder escolher os horários para se dedicar ao negócio. Controlar o próprio tempo é uma vantagem dos empreendedores.

4. Seguir as próprias regras

Quantas vezes solicitaram que você fizesse o seu trabalho de determinada maneira, sendo que você considerava outra opção mais vantajosa? Poder estabelecer as próprias regras e formas de trabalhar é um dos motivos positivos de empreender.

Essa autonomia permite que as decisões do negócio sejam tomadas por você, o que significa que o seu futuro depende apenas de sua responsabilidade.

5. Trabalhar com o que gosta

A paixão por alguma área é o que leva ao empreendedorismo. Quando alguém abre o próprio negócio, é comum que escolha trabalhar com algo que dê prazer, não importa o que seja.

Sendo assim, mesmo que tenha a necessidade de dedicar mais horas ao negócio, esse tempo é recompensado pela felicidade de trabalhar com o que você gosta e que realmente faz sentido. 

Ao analisar o por que empreender, descobrimos que as vantagens são muitas! Apesar disso, para que se tenha sucesso na empreitada, é preciso ter muito comprometimento, dedicação e disciplina. Essas virtudes, somadas à organização e vontade, com certeza terão como resultado o crescimento da empresa!

E então, gostou do post? Agora que você já descobriu os motivos de por que empreender, compartilhe o post em suas redes sociais e faça com que seus amigos também saibam!