• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

4 dicas de empreendedorismo para quem está começando agora

imagem destaque

Empreendedorismo é a disposição para detectar possíveis problemas ou oportunidades e direcionar habilidades e investimentos em prol da solução ou do aproveitamento. Essa ação pode gerar um novo negócio, um novo projeto ou um novo movimento. Seja qual for, ele deve ser capaz de provocar mudanças e causar um impacto positivo no mercado ou na sociedade. Por isso listamos aqui 04 dicas de empreendedorismo.

Sabemos que, justamente por isso, abrir um negócio é um desafio e tanto. Mas existem dicas de empreendedorismo que podem facilitar (e muito) a vida de quem decidiu montar a sua própria empresa.

Se você está pensando em empreender, leia este post. Listamos 4 dicas que vão fazer toda a diferença para que se negócio seja bem-sucedido. Vamos lá?

Dicas de empreendedorismo

1. Escolha um negócio que você goste

Montar um negócio naquilo que você gosta, além de ser prazeroso, também é muito positivo para a empresa. A motivação faz com que o aprendizado sobre o assunto seja muito mais rápido, além de ajudar a superar os momentos mais difíceis.

Por exemplo: se você gosta de cozinhar, pode criar uma pequena fábrica de salgados. Se você escolhe algo que não gosta ou não tem tanta afinidade para montar a sua empresa, as chances de você desistir no meio do caminho são muito maiores.

2. Pense no seu cliente – Dicas de empreendedorismo

Um diferencial importante para quem está começando é entregar uma solução que seja ideal para o cliente. Coloque-se no lugar dele, pense nos problemas dele tem e como a sua empresa poderia ajudá-lo.

Imagine que você decide montar uma empresa que personaliza camisetas. Um diferencial poderia ser a escolha de um segmento específico, como o universo geek. Assim você poderia oferecer camisetas com estampas personalizadas.

Uma solução feita pensando no cliente, nos mínimos detalhes, é mais atraente e tem muito mais chances de fidelizá-los. E o restante da história já conhecemos: consumidores fiéis compram mais e indicam novos clientes.

3. Conte com profissionais capacitados

Os custos com despesas da folha de pagamento podem parecer bastante salgados, principalmente no começo. Mas uma contratação malfeita pode gerar um grande prejuízo.

É importante contar com profissionais capacitados para ajudar nesse momento em que as novidades são muitas e o domínio do assunto, pouco. E, se a pessoa que você contrata já possui o conhecimento na sua área, ela poderá contribuir muito mais.

Deixe para contratar estagiários e pessoas inexperientes quando a empresa já tiver uma base mais sólida de conhecimentos necessários para formar novos profissionais.

4. Faça um bom planejamento e controle das suas finanças

Esse é um ponto crítico e determinante. Um planejamento financeiro bem-feito garantirá que a empresa tenha recursos necessários para sobreviver até obter o retorno sobre o investimento inicial.

Além de planejar, é indispensável o acompanhamento rígido e constante das despesas da empresa. Isso garante maior controle da situação financeira da empresa e ajuda a identificar possíveis gargalos e desperdícios.

Seguindo essas dicas de empreendedorismo, começar seu novo negócio será bem mais fácil, e as chances de sucesso serão bem maiores.

Confira este post com 6 filmes para quem quer ser empreendedor. Assim você pode aprender mais, até mesmo nos momentos de lazer!

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]